Viver Telheiras

Book Crew Telheiras #3 – “A Vegetariana”, de Han Kang

/ Fevereiro 24, 2023

Todos os meses, um membro da Book Crew de Telheiras, clube de leitura do nosso bairro, vai dar-nos a conhecer um pouco sobre os livros que têm lido. As imagens que evocam, as sensações que despertam, as histórias que emocionam, os contextos em que surgem, as relações que são criadas com os livros: tudo isso faz parte desta rubrica.

Nesta terceira partilha, Andreia Figueiredo fala-nos sobre o livro “A Vegetariana”, de Han Kang:

Uma narrativa escrita em três atos, A Vegetariana é um romance preenchido, perturbador, inquietante, obsessivo e trágico. Não foi um livro que me agarrou, mas também não o consegui largar. Não foi uma leitura fácil, apesar de ser ler bem, e ser um livro curto; mas força-nos a pensar sobre a natureza e o carácter do ser humano. O título pode induzir- nos a pensar que é sobre os direitos dos animais ou a moralidade do vegetarianismo. Não é. É sobre a saúde mental, autonomia feminina, abuso, tradicionalismo e desejo carnal. É sobre ser humano, com toda a sua inocência e violência.

A Vegetariana é a história de Yeong-hye, uma mulher da Coreia do Sul. Ela é uma esposa obediente, embora pouco inspiradora para o marido, e a vida de casada deles é bastante comum. Tudo muda quando Yeong-hye começa a ter pesadelos cheios de sangue que a levam a se tornar vegetariana. Na Coreia do Sul, o vegetarianismo é raro e por isso a sua escolha é vista como um ato de desafio e estranheza. Yeong-hye recusa-se obstinadamente a voltar às normas sociais e, para desespero do seu marido e família, o seu comportamento só se torna mais errático a partir daí e à medida que ela lentamente começa a passar fome.

Embora Yeong-hye seja a personagem principal, não lemos a partir da sua perspectiva. Em vez disso, a história desenrola-se através dos olhos das pessoas ao seu redor, observando a sua “loucura”.

Como leitores, conhecemos a vida de Yeong-hye por pessoas que não a compreendem. O livro é dividido em três partes para refletir o ponto de vista do seu marido, cunhado e irmã.

O livro acompanha uma transformação total do corpo e da mente. A deterioração da saúde mental de Yeong-hye é difícil e dolorosa de assistir.

Para quem gosta de desafios em estilos literários, este é uma boa recomendação.

Se se quiser juntar à Book Crew de Telheiras, basta enviar mensagem através da página de instagram @book_crew_de_telheiras. Boas leituras!

/ Fevereiro 24, 2023

Últimas

Projectos Comunitários

BN_WST_250x150px_13º_FESTIVAL_TELHEIRAS_2023
Newsletter banner
  • BMOR3 Apoio Esquadra Apoio ETPL Apoio Julgado de Paz Apoio ART_site Apoio AJEC Apoio APCL Logo Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio
  • JFL UITN logo Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio PSOPortugal_apoio refood apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.