
Book Crew Telheiras #4 – “Terra Americana”, de Jeanine Cummins
Todos os meses, um membro da Book Crew de Telheiras, clube de leitura do nosso bairro, vai dar-nos a conhecer um pouco sobre os livros que têm lido. As imagens que evocam, as sensações que despertam, as histórias que emocionam, os contextos em que surgem, as relações que são criadas com os livros: tudo isso faz parte desta rubrica.
Nesta quarta partilha, Ana Abrantes fala-nos sobre o livro “Terra Americana”, de Jeanine Cummins:
Gosto de livros que me apresentem novas realidades.
Conhecia a problemática do narcotráfico e dos migrantes na América latina, mas confesso que não sabia muito mais do que a existência desta questão. A autora através da vida de uma família leva-nos para um mundo que parece absurdo mas infelizmente é bem real. Um mundo em que os homens perderam a humanidade. A violência é a normalidade e a impunidade uma certeza.
Estou sentada a escrever este texto no conforto da minha casa e neste momento está uma mulher a ser violada, um homem a ser baleado, uma família obrigada a sair do seu país para fugir à tortura e tentar salvar os seus.
A escritora acompanhou o trabalho de associações que estão no terreno e apoiam estes migrantes e ouviu relatos e testemunhos onde se baseou para escrever este livro. Uma história que acaba bem mas que nunca acaba porque todos os dias milhares de pessoas morrem, perdem a identificação ou alguém, a tentar ter uma vida um pouco mais digna.
É impressionante perceber que os migrantes são de diversos países da América latina e sobem em direção aos EUA e confluem nas rotas do tráfico. O paralelismo entre a Europa e a América é evidente: na América, os migrantes tem de passar um deserto e na Europa, o mediterrâneo. A água e a terra. Ambos lindos e tão mortíferos porque achamos que somos donos de uma terra.
O livro quanto a mim só tem uma dissincronia mas a história é bem empolgante e lê-se num ápice. E coloco a questão: quem teria a coragem para saltar de um viaduto para um comboio em movimento? Super mulheres e homens que certamente estão mais que habilitados para conseguir um emprego em qualquer entrevista de trabalho…
Se se quiser juntar à Book Crew de Telheiras, basta enviar mensagem através da página de instagram @book_crew_de_telheiras. Boas leituras!
