Viver Telheiras

Desenvolvimento na Área da Energia

Problemas e Oportunidades / Janeiro 10, 2014

Não obstante a crise financeira e económica mundial, observa-se extraordinário desenvolvimento na área da energia, procura e exploração de novos recursos naturais, desenvolvimento de novas aplicações, novas formas de energia, progressos na economia de energia. Assim, sem ser exaustivo e numa visão não aprofundada, uma panorâmica:

-Na área da habitação: economias na iluminação, no aquecimento de águas por via solar, na produção de energia eléctrica por painéis fotovoltaicos, na utilização de materiais e sistemas isolantes mais eficientes, no desenvolvimento, em novos projectos, com uma visão integrada dos consumos energéticos, sistemas inteligentes de gestão energética.

-Na área urbana: ocorrem projectos de novas urbanizações, ou melhoramentos em antigas, com uma visão integrada da ecologia e da economia de energia, como é o caso da cidade de Masdar, situada no deserto, em Abu Dhabi, onde no seu interior só circulam transportes públicos não poluentes; como é o caso da cidade de S. Francisco, nos E.U.A., que está a instalar um sistema inteligente global e ecológico, usando os telhados para vegetação, paragens de autocarros, alimentadas por energia solar, com sistemas de informação inteligente e implementando a utilização do transporte publico e dando informação permanente aos cidadãos, utilização racional dos lixos urbanos, utilização em larga escala de veículos eléctricos, com múltiplos pontos de recarga, e utilização partilhada e flexível, redução intensa da embalagem plástica, sistemas inteligentes de controlo de tráfego, etc. Também a cidade de Austin, nos E.U.A., está a fazer esforços de desenvolvimento nestas tendências. São conhecidos muitos outros exemplos nestas linhas de evolução.

-Na área dos transportes: São já presentes, no espaço público, de um modo generalizado os modelos de automóveis de várias marcas com motores híbridos ( de explosão e electricidade). Começam a aparecer vários modelos de motores eléctricos ainda a custos elevados, sem ainda uma grande infraestrutura de postos de recarga. Também já há países que adoptaram combustíveis alternativos como o etanol. Outro combustível para utilização em transportes que está, ainda, numa fase exploratória é o hidrogénio mas já há modelos de algumas marcas com motores a hidrogénio, embora haja ainda muitos obstáculos a ultrapassar, como o da segurança. São tendências que se começam a desenvolver e é previsível que dentro de décadas, nos centros das grande cidades, só circulem veículos com motores não poluentes, eléctricos, híbridos, a hidrogénio ou outros combustíveis pouco poluentes, ou ainda veículos de duas rodas.

-Na área da exploração dos recursos naturais e outras formas de energia: Há grande dinâmica de exploração a grandes profundidades dos oceanos e no subsolo com recurso a tecnologia muito especializada mas ainda com muitos riscos. A energia eólica está presente nas nossas paisagens; a energia geotérmica de que os Açores são pioneiros, também começa a ser possível para grandes edifícios de que a IKEA é um dos primeiros utilizadores, e talvez em breve nas habitações. A energia das ondas do mar tem já várias aplicações, na Noruega explora-se os primeiros passos na energia gerada por osmose entre a água doce e a água salgada.

Pedro Lagido

 

Pedro Lagido tem 76 anos e vive no bairro há 30 anos, desde 1 de Julho de 1983. Está mais activamente ligado à ART desde 2002, quando se reformou após uma vida profissional de 40 anos, grande parte dela fora de Lisboa. Esteve quase 3 anos no serviço Militar. Trabalhou como engenheiro químico em várias indústrias e esteve na Assembleia Constituinte, como deputado pelo distrito de Leiria, onde foi, também, membro da Assembleia Municipal de Leiria. A sua motivação é viver plenamente estes anos, participar e dar um contributo da sua experiência pessoal e profissional, não só aos seus filhos e netos, mas a quem mais possa ser útil, e ser um cidadão interessado e participativo na vida da “polis”. A temática que escolheu, ” Problemas e Oportunidades”, tem a ver com os tempos que estamos a viver e corresponde à experiência da civilização, da ciência, da cultura, da indústria,etc. em que, a seguir a um problema, surgem sempre oportunidades novas. Tem em mente publicar, de 15 em 15 dias, sobre alguns temas como: Terceira Idade; Crise e Oportunidades; A energia; Transportes de futuro; Liderança e Iniciativa ; Novos Modelos de economia, etc.

Problemas e Oportunidades / Janeiro 10, 2014
  • Antonio Boucinha

    Com a instalação fotovoltaica do colégio alemão e as muitas outras em condominios em Telheiras, a freguesia do Lumiar deve ser uma das áreas de Lisboa com mais energia limpa por habitante.
    Alguém terá conhecimento deste indicador que os possa fornecer?
    António

Últimas

Projectos Comunitários

  • AJEC Apoio Julgado de Paz Apoio Esquadra Apoio ART_site Apoio JFL refood apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio
  • BMOR3 Apoio ETPL Apoio APCL Logo Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio PSOPortugal_apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio UITN logo Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.