
Tese de mestrado estudou potencial de poupança energética no comércio de Telheiras
Foi recentemente publicado na revista científica “Energy Efficiency” o estudo “Energy saving potential in the small business service sector: case study Telheiras neighborhood, Portugal” (Potencial de poupança energética no pequeno comércio e serviços: caso de estudo do bairro de Telheiras, Portugal), da autoria do telheirense Miguel Sequeira.
Este estudo, cujos dados foram recolhidos durante o ano de 2015 no âmbito da tese de mestrado do autor, resulta da análise a 47 estabelecimento de pequeno comércio e serviços do bairro. Destes, 13 foram alvo de auditorias energéticas mais detalhadas, enquanto os restantes 34 foram analisados de forma mais superficial.
No final, o estudo apresenta 4 principais conclusões:
- O sector do pequeno comércio e serviços apresenta um elevado potencial de poupança energética, utilizando soluções simples e disponíveis no mercado;
- As diferenças entre os casos analisados indicam que uma abordagem específica e caso-a-caso é relevante;
- Em termos gerais, verificou-se que uma poupança energética até 27% do consumo actual pode ser atingida através de investimentos altamente rentáveis (retorno em menos de 3 anos) e que poupanças energéticas até 32% são possíveis através de investimentos com rentabilidade média (retorno em menos de 6 anos);
- Em termos de custo unitário, o custo do investimento nas poupanças é significativamente inferior aos preços da rede e da produção eléctrica, o que contribui para a ideia de que a eficiência energética deve ser uma prioridade na política energética do país.
O autor refere também que os padrões de consumo variam significativamente dependendo do tipo de actividade. Em termos das dificuldades na adopção de medidas de poupança energética, são identificadas a falta de conhecimento sobre o tema, a baixa prioridade dada à questão e a falta de disponibilidade financeira para investir em soluções na área.
O artigo termina com a sugestão da criação de um programa nacional de auditorias energéticas focado especificamente no pequeno comércio e serviços, com uma abordagem comunitária e implementação a nível local.