Viver Telheiras

Animal do mês: o Bufo-pequeno

Notas da aidnature.org / Maio 30, 2013

Estamos em plena Primavera! Altura do ano crucial para o ciclo de vida da fauna selvagem do hemisfério norte. A abundância de sol que se começa a fazer sentir traz muitas das primeiras crias do novo ano!

É possível observar crias de várias espécies, especialmente de aves, em bosques ou em árvores. Muitas vezes ainda estão nos seus ninhos, pelo que o cuidado na sua observação tem que ser redobrado.

Estas são crias de um Bufo-pequeno (Asio otus), com sensivelmente três meses. O Bufo-pequeno é uma das rapinas noturnas que ocorrem em Portugal mais difíceis de ser observadas, pois é uma ave muito discreta!

Bufo-pequeno_crias

Do mesmo tamanho que uma Coruja das Torres, estas distinguem-se pela sua plumagem, sendo a do Bufo mais escura. Outra das suas características mais evidentes são tufos de penas na cabeça, comummente apelidadas de “orelhas”. A cor dos seus olhos são também uma característica a saber para o identificarmos. Os olhos do Bufo são cor de laranja, ao contrário do amarelo dos olhos da Coruja do Nabal, ou do preto da Coruja do Mato.

O seu voo é lento, com batidas das asas pouco profundas, pelo que não demonstra grande leveza a voar. No entanto, a ausência de barulho durante o seu voo é absolutamente fascinante.

É um dos verdadeiros misteriosos caçadores noturnos! Alimenta-se maioritariamente de pequenos roedores, podendo por vezes alimentar-se de algumas aves. Localiza as suas presas através do som que emitem no silêncio e no escuro da noite.

O Bufo distribui-se por quase todo o território português, de Norte a Sul do país, incluindo os Açores. Está também presente durante todo o ano, pelo que, quem gosta de desafios pode sempre partir à sua descoberta.

Nesta altura, por estarmos em plena primavera e na sua época de nidificação, os Bufos preferem locais arborizados como bosques ou florestas que contenham clareiras. No inverno deambulam um pouco por todo o lado, sendo observados muitas vezes em locais sem nenhuma árvore.

Texto de António Castelo e Fotografia de João Vasconcelos (crias) e António Castelo (fotografia de capa)

Aidnature
Notas da aidnature.org / Maio 30, 2013

Últimas

Projectos Comunitários

loading website

Aguarde um momento porfavor.