Viver Telheiras
APCL Logo 2

Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL)

Espaço 7 Ofícios

A Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL), então designada por APPC-NRS foi fundada em Lisboa em 1960 por um grupo de pais e de técnicos, tendo sido a primeira Associação de pais e de técnicos para pessoas com deficiência criada no país.

A criação das respostas sociais ao longo do tempo foram surgindo às medida das necessidades que iam acompanhando o crescimento das crianças que inicialmente foram sendo assistidas. O Espaço 7 Ofícios entrou em funcionamento em 1992 inicialmente com a resposta de Formação Profissional e mais tarde também com o Centro de Actividades Ocupacionais.

O Espaço 7 Ofícios, equipamento Social da APCL, proporciona actualmente contextos de formação profissionalizante e oportunidades de ocupação em actividades ocupacionais. O principal objectivo é apoiar a construção e a concretização do projecto de vida dos seus clientes, visando sempre que possível a sua inclusão na vida activa.

Actualmente existem neste Equipamento Social as seguintes respostas:

- Formação Profissional para 35 formandos com recurso aos referenciais da ANQ (Agência Nacional para a Qualificação)- curso de Assistente Administrativo.

Pretende-se o desenvolvimento eminentemente prático de competências técnicas e relacionais, de forma a potenciar as capacidades de cada individuo com vista a sua integração em mercado normal de trabalho.

- Centro Actividades Ocupacionais para 25 clientes, maiores de 16 anos com Paralisia Cerebral ou situações neurológicas afins.

Os são integrados em actividades estritamente ocupacionais e actividades socialmente úteis (tecelagem, tapeçaria, bucins, etc.). São desenvolvidas também actividades complementares que visam proporcionar a aquisição e manutenção de capacidades cognitivas e funcionais, a fim de promover o bem estar físico e psíquico dos clientes (psicologia, noções básicas de vida, atelier de expressão plástica, atelier de doces e sabores, fisioterapia, horta comunitária, iniciação musical, hidroterapia e actividades desportivas, culturais e de lazer).

 

 

A Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa foi notícia no Viver Telheiras! Consulte aqui:

- PQ. APCL: saiba como ajudar e participar!

- PQ. APCL: o Espaço 7 Ofícios por quem lhe dá vida

- PQ. APCL: um Espaço para integrar

- PQ. APCL: incluir e concretizar projectos de vida

- Sentar-se numa cadeira de rodas para celebrar o Dia da Paralisia Cerebral

- Parceria Local faz identificação de obstáculos arquitectónicos em Telheiras

- APCL celebra Verão com almoço cheio de animação!

- Parceria Local: projectos, rede e sinergias

- Quer ser voluntário no 6º Festival de Telheiras?

- Ajude as instituições de Telheiras com 0,5% do IRS!

- Alegria saiu à rua no Carnaval!

- Desfile de Carnaval é na sexta!

- Na Parceria, Natal é alegria!

- Parceria Local reunida: avaliar para planear

- Workshop de Natal no Centro Comunitário

- Magusto 2014

- Dia Nacional da Paralisia Cerebral – 20 de Outubro

- Venha o 6º!

- 5º Festival de Telheiras – 2014

- IRS pode ajudar as instituições de Telheiras

- Sexta-feira há desfile de Carnaval!

- Novo ano, novas parcerias para o bairro

- Viver Telheiras em 2013

- Juntos conseguimos!

- Concerto de beneficiência em Telheiras

- Magusto 2013

- Campanha de Verão APCL

Últimas

  • ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    Janeiro 7, 2019

    Estacionamento pago arranca a 14 de Janeiro

    Os dísticos de residente podem ser adquiridos até 11 de Janeiro no Pólo de Telheiras da Junta de Freguesia do Lumiar / Lagar da Quinta de S. Vicente

  • boas_festas_2011
    Dezembro 20, 2018

    Boas Festas!

    A partir de 6 de Janeiro estaremos de volta para continuar a trazer-vos as notícias do bairro. Vemo-nos em 2019!

  • Centro Comunitário promove curso de escrita criativa a partir de Janeiro
    Dezembro 19, 2018

    Centro Comunitário promove curso de escrita criativa a partir de Janeiro

    Neste curso gratuito serão debatidos autores como Eça de Queiroz, Vergílio Ferreira, Sophia de Mello Breyner, Ernest Hemingway e Luís Borges, entre outros. No final será oferecida a possibilidade de se fazer uma edição de autor com os contos redigidos pelos participantes.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • ETPL Apoio Julgado de Paz Apoio Esquadra Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio ART_site Apoio JFL Centro Comunitário de Telheiras Apoio APCL Logo Apoio
  • BMOR3 Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio UITN logo Apoio AJEC Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio refood apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.