
Centro de Convergência de Telheiras apontado como caso de boas práticas
O Centro de Convergência de Telheiras foi destacado como caso de boas práticas pelo projecto de investigação-acção Catálise - Capacitação para a Transição Local financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
O projecto, que contou com uma sessão de apresentação no dia 24 de Novembro, exibiu um documentário que aborda pessoas, iniciativas, redes, associações, ou grupos informais que propõem valores e soluções alternativas ou complementares ao paradigma vigente. Entre eles, está o Centro de Convergência de Telheiras.
No mesmo dia, representantes das iniciativas estudadas estiveram reunidos numa sessão de trabalho com a finalidade de explorar os conhecimentos e boas práticas por elas produzidas, e identificar recomendações dirigidas ao poder local na linha das soluções seguidas por estas entidades.
O projecto Catálise, que começou em Julho de 2014, é realizado em parceria pelo Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CESNOVA) e o Climate Change Impacts, Adaptation and Modeling Research Group da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CCIAM), financiado pelo Programa de Desenvolvimento Humano da Fundação Calouste Gulbenkian.
A conclusão do projecto está prevista para o início de 2016 com a publicação de um guia de boas práticas e um caderno de recomendações políticas.