Viver Telheiras

Em Telheiras há… 5 jardins para aproveitar o Verão de São Martinho!

/ Novembro 13, 2015

É Novembro mas o sol decidiu levar à letra o Verão de São Martinho e todos os dias tem feito do tempo uma oportunidade para estar na rua.

Para o ajudar a aproveitar da melhor forma, escolhemos cinco jardins do bairro para visitar vezes sem conta. São oásis na cidade. Lugares para passear nos fins de tarde, levar as crianças, sentar para ler ou conversar, ou só ficar em silêncio.

E para que não tenha dificuldades em encontrar estes pequenos tesouros, deixamos-lhe aqui um mapa onde pode consultá-los.

1. JARDIM DE NOSSA SENHORA DA PAZ + JARDIM MAHATMA GANDHI

Jardim de Nossa Senhora da Paz

O nome não podia ser mais fiel. Mesmo ao lado do Templo Hindu, o Jardim de Nossa Senhora da Paz é um verdadeiro lugar de beleza e tranquilidade. Inaugurado em Julho de 2013 depois de obras de requalificação, o espaço conta com dois lagos e vários bebedouros (em funcionamento!). Os caminhos, as folhas, os candeeiros, os banquinhos dão-lhe harmonia e graça difíceis de encontrar.

O melhor mesmo é fazer uma visita para compreender. E nem tem que se preocupar com o carro! Há um parque de estacionamento à disposição dos que queiram desfrutar de um dos mais bonitos jardins do bairro.

Um pouco antes, o Jardim Mahatma Gandhi acolhe um dos mais divertidos parques infantis do bairro. E até há uma mesa de ping pong. E claro, as máquinas de exercícios. Ao ar livre e gratuitas. Podia ser melhor?

2. ALAMEDA ROENTGEN

Alameda Roentgen

Ergue-se na zona mais habitada no bairro e até apetece chamar-lhe um oásis no meio do betão. As árvores estendem-se ao longo da Alameda Roentgen e o espaço amplo e a perder de vista dá ao lugar uma sensação de liberdade . Está preparada para os amantes do skate e é o lugar perfeito para um passeio em família. Há um parque infantil, máquinas de exercícios, uma zona sanitária para cães e até um monumento histórico.

3.  JARDIM PROFESSOR SOUSA FRANCO

Jardim Prof. António Sousa Franco

Não podia ser mais central. É talvez o jardim mais visto e atravessado do bairro. E quando se fala do Jardim Professor Sousa Franco é impossível não falar da Padaria Portuguesa, que lhe deu outra vida desde que ali chegou. Ah, e há um segredo que poucos perceberam! Os bancos que se estendem ao longo do jardim são rebatíveis. O encosto move-se. Tanto pode sentar-se a olhar para a rua como para o jardim!

4. PRAÇA CENTRAL

Praça Central

É a porta de entrada no bairro. Quem sai do metro e sobe as escadas dá de caras com o Jardim Caldeira Cabral. O ar cuidado e limpo dá-lhe encanto à chegada. À frente acaba por se fundir com o Jardim da Praça Central. Nos últimos anos deixado ao abandono, a Junta de Freguesia do Lumiar acabou por assumir a manutenção deste espaço verde cuja ideia inicial era ser uma espécie de centro comercial ao ar livre. As fontes estão há largos meses desligadas e foram até vandalizadas. Mas o espaço não deixa de ser agradável para demorados passeios. O Parque Hortícola é mesmo ali ao lado. E que bem sabe sentar ali num banquinho em boa companhia!

5. BAIRRO JARDIM

Bairro Jardim

Chama-se Avenida Ventura Terra mas todos a conhecem como Bairro Jardim. Muito perto da Escola Alemã e a dois passos da Igreja de Nossa Senhora da Porta do Céu, este jardim é parte do núcleo histórico do bairro. Há verde, sombra e banquinhos. Só por isto já há razões para querer visitar. Mas há mais detalhes que fazem o lugar valer visitas regulares: a ciclovia que o atravessa de uma ponta à outra e a árvore frondosa que dá ao lugar sempre vontade de ficar. E não vão assim tão longe os tempos em que se viam ovelhas por aqui!

Veja mais fotografias:

(carregar para aumentar)

/ Novembro 13, 2015

Últimas

Projectos Comunitários

BANNER_250x150px_TELHEIRAS_EM_MOVIMENTO_2020
Newsletter banner
Banner Comércio de Telheiras
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • JFL Julgado de Paz Apoio BMOR3 Apoio PSOPortugal_apoio AJEC Apoio refood apoio Esquadra Apoio ART_site Apoio
  • APCL Logo Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ETPL Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio UITN logo Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.