Viver Telheiras

Estudante de mestrado colabora com a Comunidade de Energia de Telheiras: entrevista a Evandro Ferreira e apresentação da sua tese aos telheirenses no dia 12 de Abril

/ Abril 7, 2023

A Comunidade de Energia Renovável de Telheiras (CER Telheiras) é um projeto que está a ser desenvolvido pela Parceria Local de Telheiras e pela Junta de Freguesia do Lumiar, com o apoio da Coopérnico e do CENSE FCT-NOVA no âmbito do EU Energy Poverty Advisory Hub. O projeto surgiu do processo das Ideias em Rede em que os telheirenses sugeriram ideias que gostavam de implementar no bairro!

Durante os últimos meses, a CER Telheiras contou com o valioso contributo do Evandro Ferreira que esteve a realizar a sua tese de mestrado neste tópico. No dia 12 de Abril, quarta-feira, às 21h00, o Evandro vai apresentar à comunidade telheirense, via Zoom, os principais resultados do seu trabalho. Convidamos todos a participarem no seguinte link: zoom.us/j/81030631074.

 

Quem é o Evandro Ferreira?
Engenheiro de energia de 25 anos, formado em Engenharia de Energias Renováveis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Brasileiro, natural de João Pessoa, Paraíba, e mestre em Engenharia de Energias Renováveis pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA). Atualmente, residente em João Pessoa, Paraíba.

 

Qual o contexto da tese? Como se envolveu com o bairro de Telheiras?
A tese, de título “Renewable Energy Communities: Concepts, Approaches and the Study Case of Telheiras Neighborhood in Lisbon”, enquadra-se no contexto do desenvolvimento das Comunidades de Energia Renovável como um importante pilar na transição energética com possíveis atuações na redução de pobreza energética, aumento da cidadania energética e busca de maior justiça e igualdade. O envolvimento com o bairro de Telheiras surge através do orientador da tese, Prof. Dr. João Pedro Gouveia, que fez a ponte de contacto com o co-orientador Miguel Macias Sequeira que é membro da CER Telheiras. Assim, após reunião inicial, viu-se que seria de extremo enriquecimento tornar a CER Telheiras o caso de estudo da tese.

 

Quais foram os principais contributos do trabalho para a CER Telheiras?
Realização de uma análise dos principais benefícios e desafios do processo de implementação da CER Telheiras e os métodos utilizados para contrapor as principais barreiras do processo, além da realização de simulações e análises completas de sistemas fotovoltaicos para edifícios chave da vizinhança, visando obter resultados para serem demonstrados perante entidades locais em busca de obter permissão para instalação de sistemas de energia solar. Nomeadamente, foram realizados estudos fotovoltaicos em seis edifícios: Antigo Lagar da Quinta de São Vicente, Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, Ginásio Polidesportivo do Alto da Faia, Sede da Junta de Freguesia do Lumiar, Escola EB1 de Telheiras e Colégio Mira-Rio/Igreja de Telheiras.

 

Que recomendações pode fazer para o futuro da CER Telheiras?
A principal recomendação é a inicialização, o quanto antes, do projeto piloto. Uma vez já muito discutido e debatido (modo de operação, modelos de financiamento), é necessário a urgente validação do projeto piloto, uma vez que o processo de licenciamento perante a Direção Geral de Energia e Geologia é demorado e, até certo ponto, burocrático. Para além disto, inicializar rapidamente o projeto piloto também se traduz em um aumento na captação de membros e engajamento do projeto com a comunidade local, uma vez que a CER Telheiras passará a iniciar a sua operação e os seus benefícios começarão a ser vividos quotidianamente pelos locais.

 

Qual a sua perspetiva sobre este tipo de iniciativas no contexto da transição energética?
As Comunidades de Energia Renovável devem ser vistas como um membro chave na transição energética, simbolizando uma forma de maior participação cidadã neste processo, aliando desenvolvimento social, económico e financeiro de comunidades locais e geração de energia renovável e limpa – é vital que os cidadãos percebam o seu papel crucial na transição energética, onde não só entidades governamentais e grandes empresas desempenham papel significativo. No caso específico da CER Telheiras, este projeto deve ser modelo para toda a área metropolitana de Lisboa e Portugal, fomentando a criação de novas CERs com estruturas de operação similares e a validação, cada vez maior, deste tipo de organização energética no país. Todo este processo deverá culminar em um maior apoio de entidades legais e facilitação do processo de licenciamento no país, alavancando o já notável desempenho português em relação às metas dos acordos climáticos visando a futura descarbonização.

 

Fique atento porque muito breve a CER Telheiras vai ter mais novidades!

 

Texto: Grupo de Trabalho “Comunidade de Energia Renovável de Telheiras“.

/ Abril 7, 2023

Últimas

Projectos Comunitários

  • Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ART_site Apoio UITN logo Apoio Esquadra Apoio PSOPortugal_apoio ETPL Apoio BMOR3 Apoio APCL Logo Apoio
  • Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio refood apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio JFL Julgado de Paz Apoio AJEC Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.