Viver Telheiras

Grupo de mães lança petição contra construção de nova igreja e centro paroquial em Telheiras

/ Março 2, 2018

Um grupo de mães da EB1 e do Jardim de Infância de Telheiras lançou uma petição online contra a construção de uma nova igreja no terreno junto a estas duas escolas. Esta iniciativa surge após ter sido divulgado pela Paróquia de Nossa Senhora da Porta do Céu – Telheiras o projecto provisório de construção para este terreno, que para além da igreja inclui o adro, um centro paroquial, casas mortuárias e estacionamento subterrâneo.

As razões apontadas para esta oposição podem ser consultadas na petição, mas prendem-se principalmente com aquilo que é considerado pelas suas promotoras como uma excessiva volumetria do projecto, o aumento de tráfego automóvel e pedonal previsto, e com a importância que o espaço ajardinado tem para os alunos das escolas e os seus pais. Não existe, desta forma, uma contestação à construção dos novos equipamentos religiosos, sociais e culturais no bairro, mas sim à localização prevista neste projecto.

No contexto desta situação, a Associação de Pais da EB1 e do JI promoveu esta terça-feira, dia 27 de Fevereiro, uma sessão de esclarecimento aos pais, na qual estiveram presentes o pároco Pe. João Paulo Pimentel e o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Pedro Delgado Alves. Nesta sessão foi demonstrada uma abertura para o diálogo de parte a parte, que se deverá prolongar e aprofundar nos próximos tempos. Houve da parte da Paróquia, nomeadamente, a disponibilidade para continuar a esclarecer e a dialogar com todos os interessados nesta questão.

O destino a dar ao terreno em causa passou ao longo dos anos por diferentes fases, num longo processo que envolveu a EPUL, a Câmara Municipal de Lisboa, o Patriarcado e a Paróquia de Telheiras. Em 2016 a Assembleia Municipal aprovou a constituição de um direito de superfície a favor da Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Porta do Céu. O contrato de constituição do direito de superfície foi entretanto assinado, abrindo caminho ao projecto recentemente apresentado.

/ Março 2, 2018
  • Milhomens

    Diria que a petição é iniciativa do PCP, tal tem sido o destaque que o partido comunista lhe tem dado.

Últimas

  • Janeiro 7, 2019
    ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    Estacionamento pago arranca a 14 de Janeiro

    Os dísticos de residente podem ser adquiridos até 11 de Janeiro no Pólo de Telheiras da Junta de Freguesia do Lumiar / Lagar da Quinta de S. Vicente

  • Dezembro 20, 2018
    boas_festas_2011

    Boas Festas!

    A partir de 6 de Janeiro estaremos de volta para continuar a trazer-vos as notícias do bairro. Vemo-nos em 2019!

  • Dezembro 19, 2018
    Centro Comunitário promove curso de escrita criativa a partir de Janeiro

    Centro Comunitário promove curso de escrita criativa a partir de Janeiro

    Neste curso gratuito serão debatidos autores como Eça de Queiroz, Vergílio Ferreira, Sophia de Mello Breyner, Ernest Hemingway e Luís Borges, entre outros. No final será oferecida a possibilidade de se fazer uma edição de autor com os contos redigidos pelos participantes.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio ART_site Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio ETPL Apoio UITN logo Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Julgado de Paz Apoio
  • CNE 683 Escuteiros 2 Apoio AJEC Apoio JFL APCL Logo Apoio refood apoio Esquadra Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.