
Grupo de mães lança petição contra construção de nova igreja e centro paroquial em Telheiras
Um grupo de mães da EB1 e do Jardim de Infância de Telheiras lançou uma petição online contra a construção de uma nova igreja no terreno junto a estas duas escolas. Esta iniciativa surge após ter sido divulgado pela Paróquia de Nossa Senhora da Porta do Céu – Telheiras o projecto provisório de construção para este terreno, que para além da igreja inclui o adro, um centro paroquial, casas mortuárias e estacionamento subterrâneo.
As razões apontadas para esta oposição podem ser consultadas na petição, mas prendem-se principalmente com aquilo que é considerado pelas suas promotoras como uma excessiva volumetria do projecto, o aumento de tráfego automóvel e pedonal previsto, e com a importância que o espaço ajardinado tem para os alunos das escolas e os seus pais. Não existe, desta forma, uma contestação à construção dos novos equipamentos religiosos, sociais e culturais no bairro, mas sim à localização prevista neste projecto.
No contexto desta situação, a Associação de Pais da EB1 e do JI promoveu esta terça-feira, dia 27 de Fevereiro, uma sessão de esclarecimento aos pais, na qual estiveram presentes o pároco Pe. João Paulo Pimentel e o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Pedro Delgado Alves. Nesta sessão foi demonstrada uma abertura para o diálogo de parte a parte, que se deverá prolongar e aprofundar nos próximos tempos. Houve da parte da Paróquia, nomeadamente, a disponibilidade para continuar a esclarecer e a dialogar com todos os interessados nesta questão.
O destino a dar ao terreno em causa passou ao longo dos anos por diferentes fases, num longo processo que envolveu a EPUL, a Câmara Municipal de Lisboa, o Patriarcado e a Paróquia de Telheiras. Em 2016 a Assembleia Municipal aprovou a constituição de um direito de superfície a favor da Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Porta do Céu. O contrato de constituição do direito de superfície foi entretanto assinado, abrindo caminho ao projecto recentemente apresentado.
-
Milhomens