Viver Telheiras

O Futuro visto pelos olhos dos jovens de Telheiras

/ Junho 16, 2017

Como é que as novas tecnologias vão influenciar a Educação? E qual o papel da internet no futuro da saúde? As relações humanas estão a mudar por causa das redes sociais?

Estas foram algumas das perguntas às quais um grupo de 13 alunos da área de Economia do 11º ano da Escola Secundário Vergílio Ferreira tentou dar resposta no passado dia 6 de Junho.

Num evento intitulado “Game Over“, promovido pela Associação para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (APDSI) em parceria com o Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, estes jovens olharam para a influência das novas tecnologias nos próximos 20-25 anos em 5 áreas da sociedade: Educação e Ensino, Saúde, Trabalho, Entretenimento e Tempos Livres, e Vida em Sociedade e Privacidade.

A sessão funcionou como teste-piloto de um projecto que a APDSI quer alargar às escolas de todo o país e que se insere num trabalho continuado de discussão do futuro: “a APDSI tem vindo a apostar bastante no desenvolvimento de várias linhas que abordam o futuro. Começou com o grupo de trabalho apelidado “Futuristas”, onde se debatem 2 cenários para o futuro, um de continuidade, outro de disrupção. Depois a importância desta discussão começou a extravazar e denotámos que em outros grupo de trabalho esta contextualização começou a fazer sentido.”, explica-nos Henrique Mamede, membro da direcção e responsável pelo projecto.

Para a APDSI, o envolvimento dos jovens é fundamental, até porque “as gerações mais antigas não estarão cá para vivenciar esse mesmo futuro, pelo que faz sentido perceber a visão que os jovens têm hoje do que poderá ser a sociedade daqui a 20/25 anos, já que serão eles nessa altura que estarão no pleno do seu desempenho e vivência”. Para além disso, “são eles os nativos digitais e a compreensão que têm da sociedade não é deturpada por terem vivido num tempo sem internet, telemóveis e outras questões tecnológicas”. “Estes jovens são, na realidade, o futuro!”, acrescenta Henrique Mamede.

Esta não foi a primeira vez que aqueles alunos pensaram nas implicações das novas tecnologias para ao futuro. No entanto, “a forma estruturada como decorreu a sessão e a troca de ideias com especialistas da área e pessoas que têm vivido de perto as decisões sobre os rumos a tomar pela sociedade enriqueceram de forma única aquele momento”, referiram os participantes.

No final, ficou o desafio aos jovens: “integrem os grupos de trabalho da APDSI e ajudem desde já a criar o futuro!”. E assim terminou a sessão, com desejos de boas férias para uns e de bom trabalho para outros.

Carregue na imagem para aumentar

/ Junho 16, 2017

Últimas

  • Novembro 23, 2017
    Colégio Mira Rio

    Colégio Mira Rio abre as portas a Telheiras

    O “novo” Mira Rio apresenta valências para alunos e alunas dos 4 meses até ao 12º ano. A sala multiusos estará disponível para ser utilizada pela comunidade telheirense para eventos culturais, palestras, conferências, reuniões ou outras actividades semelhantes.

  • Novembro 22, 2017
    teatroàparte celebra 20 anos com fim-de-semana de curtas

    teatroàparte celebra 20 anos com fim-de-semana de curtas

    No próximo fim-de-semana o teatroàparte leva a cena 12 curtas encenadas por vários dos encenadores que já passaram pelo grupo, com a participação de actores que deram vida aos palcos do nosso bairro ao longo destas duas décadas.

  • Novembro 17, 2017
    Melhorias nas ruas de Telheiras em votação no Orçamento Participativo

    Melhorias nas ruas de Telheiras em votação no Orçamento Participativo

    Os cidadãos podem votar enviando um sms grátis com o número do projecto escolhido para o 4310, ou através do site Lisboa Participa.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • APCL Logo Apoio AJEC Apoio BMOR3 Apoio ETPL Apoio Esquadra Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio JFL Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio
  • refood apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio UITN logo Apoio Julgado de Paz Apoio ART_site Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.