PQ. APCL: incluir e concretizar projectos de vida
A Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa é membro da Parceria Local de Telheiras. Durante duas semanas, está em destaque no Viver Telheiras. É o Parceiro da Quinzena. Conheça o bairro e as pessoas que lhe dão vida!
Era 1958 e Maria Luísa Alves tinha acabado de regressar de Londres depois de se formar na área da paralisia cerebral. Mãe de uma criança com esta condição, tinha procurado respostas fora do país. Regressou e conseguiu abrir um pequeno centro de reabilitação.
Com tantas solicitações e poucos recursos, um grupo de pais das crianças que já frequentavam o centro fundou uma associação de forma a dar resposta às necessidades.
Era 26 de Julho de 1960. Nascia assim a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL), a primeira associação de pais e de técnicos para pessoas com deficiência criada no país. Numa altura em que a paralisia cerebral era considerada uma condição sem cura e em que pouco havia a fazer senão o cuidado diário das crianças, a criação de uma associação desta natureza enfrentou grandes dificuldades.
Entretanto as crianças cresceram. As necessidades mudaram. A APCL cresceu. Começou com um centro de reabilitação, seguiu-se depois uma escola de ensino especial, um centro de actividades ocupacionais, um centro de formação profissional, o apoio domiciliário, os lares residenciais.
Hoje, a APCL disponibiliza tudo isto e ainda mais: centros de actividades ocupacionais, lares residenciais, apoio domiciliário, hidroterapia, hipoterapia, formação profissional. Conta com oito equipamentos onde se desenvolvem as actividades.
A missão é sempre a mesma: apoiar e proporcionar tranquilidades às pessoas com deficiência mental através do desenvolvimento máximo das suas capacidades. Isso e lutar pelos direitos das pessoas com deficiência ao pleno exercício da cidadania.
Em Telheiras, o Espaço 7 Ofícios proporciona contextos de formação profissional e oportunidades de ocupação em actividades ocupacionais. O objectivo é concretizar projectos de vida e incluir. Na sociedade, na vida activa. Nas próximas semanas, este equipamento do bairro estará em destaque aqui no Viver Telheiras. Fique atento para saber mais!
Descubra mais sobre a APCL aqui.