Viver Telheiras

PQ. APCL: incluir e concretizar projectos de vida

/ Novembro 18, 2015

A Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa é membro da Parceria Local de Telheiras. Durante duas semanas, está em destaque no Viver Telheiras. É o Parceiro da Quinzena. Conheça o bairro e as pessoas que lhe dão vida!

Era 1958 e Maria Luísa Alves tinha acabado de regressar de Londres depois de se formar na área da paralisia cerebral. Mãe de uma criança com esta condição, tinha procurado respostas fora do país. Regressou e conseguiu abrir um pequeno centro de reabilitação.

Com tantas solicitações e poucos recursos, um grupo de pais das crianças que já frequentavam o centro fundou uma associação de forma a dar resposta às necessidades.

Era 26 de Julho de 1960. Nascia assim a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL), a primeira associação de pais e de técnicos para pessoas com deficiência criada no país. Numa altura em que a paralisia cerebral era considerada uma condição sem cura e em que pouco havia a fazer senão o cuidado diário das crianças, a criação de uma associação desta natureza enfrentou grandes dificuldades.

Entretanto as crianças cresceram. As necessidades mudaram. A APCL cresceu. Começou com um centro de reabilitação, seguiu-se depois uma escola de ensino especial, um centro de actividades ocupacionais, um centro de formação profissional, o apoio domiciliário, os lares residenciais.

Hoje, a APCL disponibiliza tudo isto e ainda mais: centros de actividades ocupacionais, lares residenciais, apoio domiciliário, hidroterapia, hipoterapia, formação profissional. Conta com oito equipamentos onde se desenvolvem as actividades.

A missão é sempre a mesma: apoiar e proporcionar tranquilidades às pessoas com deficiência mental através do desenvolvimento máximo das suas capacidades. Isso e lutar pelos direitos das pessoas com deficiência ao pleno exercício da cidadania.

Em Telheiras, o Espaço 7 Ofícios proporciona contextos de formação profissional e oportunidades de ocupação em actividades ocupacionais. O objectivo é concretizar projectos de vida e incluir. Na sociedade, na vida activa. Nas próximas semanas, este equipamento do bairro estará em destaque aqui no Viver Telheiras. Fique atento para saber mais!

Descubra mais sobre a APCL aqui.

/ Novembro 18, 2015

Últimas

  • Fevereiro 15, 2019
    Participe num mundo em Transição sem sair de Telheiras 3

    “Participe num mundo em Transição” sem sair de Telheiras

    Será uma oportunidade única de descobrir novas formas de transformar o nosso mundo e conhecer estratégias, pessoas e projectos inspiradores que já estão a fazer a diferença nas suas comunidades e a tornar a sociedade mais sustentável, equitativa e assente em relações humanas de confiança, proximidade e entreajuda.

  • Fevereiro 14, 2019
    Telheiras_bairro pioneiro na sustentabilidade

    Telheiras: bairro pioneiro na sustentabilidade

    A Parceria Local de Telheiras, rede que agrega diversas associações no bairro, dinamiza o projecto-piloto do programa Municipalities in Transition, que pretende estudar e implementar abordagens de ligação do poder local à sociedade civil na promoção da sustentabilidade.

  • Fevereiro 11, 2019
    Telheiras Art Fest #1 capa

    Telheiras ART FEST traz música (e não só) à Biblioteca durante 3 dias

    De 14 a 16 de Fevereiro, a Biblioteca recebe novos nomes da música portuguesa, do jazz nacional e da música do mundo, sempre às 21:30.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • Esquadra Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Julgado de Paz Apoio BMOR3 Apoio refood apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio APCL Logo Apoio JFL
  • ART_site Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ETPL Apoio AJEC Apoio UITN logo Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.