Viver Telheiras

Telheiras acolhe projecto-piloto internacional “Municípios em Transição”

/ Abril 15, 2018

A Parceria Local de Telheiras foi escolhida como projecto-piloto do programa Municipalities in Transition – Municípios em Transição, que pretende estudar e implementar abordagens de ligação do poder local à sociedade civil na promoção da sustentabilidade e na criação de mudança para um mundo mais justo, responsável e feliz, baseado em relações positivas.

Numa primeira fase candidataram-se ao projecto 72 iniciativas de todo o mundo, cujos contributos permitiram desenhar um mecanismo de implementação. Na 2ª fase, que teve início no início deste ano, foram escolhidas 6 iniciativas de entre as 72, em que este mecanismo vai ser testado. Paralelamente, será criada uma Comunidade de Prática, em que todos os projectos poderão partilhar informações, metodologias, ferramentas e descobrir sinergias possíveis de explorar.

No início de Março decorreu o treino inicial dos projectos-pilotos, em Santorso, no norte de Itália, no qual estiveram presentes representantes da Parceria Local, do Centro Comunitário de Telheiras – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Junta de Freguesia do Lumiar. Participaram também representantes dos restantes projectos-piloto, nomeadamente de Vila Mariana (São Paulo – Brasil), La Garrotxa (Catalunha – Espanha), Valsamoggia e Santorso (Itália) e Wekerle (Budapeste – Hungria), para além da equipa de coordenação internacional do programa.

Nos próximos meses começará a implementação do mecanismo proposto pelo programa e em breve os telheirenses serão convidados a participar na identificação de acções que promovam a sustentabilidade que já existem no nosso bairro.

O Municipalities in Transition é um projecto da Transition Network, uma associação internacional que gere e apoia a rede internacional de Iniciativas de Transição. As Iniciativas de Transição são grupos locais auto-organizados, normalmente ao nível de bairros ou cidades, mas também de universidades ou escolas, que tentam criar soluções locais para os desafios da sustentabilidade, economia, alterações climáticas e outras grandes problemas que a humanidade enfrente neste momento. Dentro da rede mundial, casa Iniciativa deverá encontrar as soluções mais adequadas à sua realidade, de forma a dar origem a comunidades mais felizes, saudáveis e resilientes. Para atingir estes objectivos, a Transition Network tem por base a melhoria das relações humanas e sociais, dos processos de criação e construção de ideias e projectos, e o respeito pelo meio ambiente. Tem como base um conjunto de valores e princípios, que servem também de orientação ao Municipalities in Transition.

Os interessados podem conhecer mais sobre este programa no seu site e no site da Transition Network.

Municipalities in Transition MiT Training

Treino inicial dos projectos-pilotos, em Santorso, no norte de Itália. Março 2018

Imagens: Transition Network – Municipalities in Transition

/ Abril 15, 2018

Últimas

  • Julho 23, 2018
    Lisboa Mais Limpa Voluntários vão limpar tags e graffities em Telheiras capa

    Boas férias e até Setembro!

    Agosto é tempo de sol e calor, descanso, tranquilidade e férias. No Viver Telheiras é também altura de parar, conhecer outras paragens fora do nosso bairro e ganhar energias renovadas.

  • Junho 14, 2018
    ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ART promove sessão pública sobre estacionamento pago em Telheiras

    Tendo como ponto de partida “um futuro ordenamento de estacionamento pago em Telheiras”, a ART convida todos os seus sócios, residentes e interessados em participar nesta sessão.

  • Junho 11, 2018
    JFL Arraial Telheiras 2018 geral capa

    Arraial de Telheiras é já no próximo sábado, dia 16!

    O evento terá lugar no praça da saída do Metro e tem início marcado para as 17:00. Durante toda a tarde haverá música e a partir das 21:30 começa o grande concerto da noite, com os Kumpania Algazarra a subirem ao palco.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • Julgado de Paz Apoio ART_site Apoio refood apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Esquadra Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio APCL Logo Apoio UITN logo Apoio
  • AJEC Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio JFL ETPL Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.