Telheiras tem boa energia: foi assim a sessão “Comunidades de energia renovável”
Com o mote “vamos criar comunidades de energia em Telheiras?”, especialistas, telheirenses e outros interessados encontraram-se no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (e online via Zoom), no passado dia 17 de fevereiro, para a sessão “Comunidades de energia renovável: porquê? Como? E em Telheiras?”.
Dinamizada em conjunto pela Parceria Local de Telheiras e pela Coopérnico, o evento demonstrou o crescente interesse que existe por estes temas, com uma audiência de cerca de 50 pessoas presencialmente e 60 pessoas online. A sessão contou também com a presença de investigadores do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (CENSE, FCT-NOVA) e com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar.
A abertura oficial dos trabalhos ficou a cargo do Dr. Ricardo Mexia, Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, que destacou o interesse da Junta em trabalhar nas áreas de ambiente e sustentabilidade no seu território. De seguida, João Pedro Gouveia, investigador sénior no CENSE FCT-NOVA, explicou o “porquê?” das comunidades de energia, enquadrando-as como instrumentos relevantes para a transição energética e para os objetivos de mitigação das alterações climáticas e de erradicação da pobreza energética. Em nome da Coopérnico, Ana Rita Antunes aprofundou o “como?” implementar comunidades de energia em Portugal, através da ilustração de projetos concretos, de uma breve explicação da regulamentação em vigor, e de uma lista de passos concretos a percorrer.
Terminado o enquadramento geral e objetivo do tema, chegou o momento de o situar no contexto real do bairro de Telheiras em Lisboa. Luís Keel Pereira, coordenador da Parceria Local de Telheiras, apresentou as dinâmicas desta rede de entidades e associações e, em particular, do grupo “Telheiras Sustentável” e do processo “Ideias em Rede”. Por fim, Miguel Macias Sequeira descreveu o processo de co-criação, os objetivos e os últimos desenvolvimentos do Grupo de Trabalho “Comunidade de Energia de Telheiras”, que está a procurar implementar a primeira comunidade de energia do bairro.
A agenda terminou com uma sessão muito participada de comentários, perguntas e respostas da audiência. A Parceria Local de Telheiras reafirmou novamente o espírito aberto dos seus grupos de trabalho na área da sustentabilidade, onde qualquer pessoa com uma ligação ao bairro se pode juntar de forma voluntária.
Apresentação João Pedro Gouveia: “Pobreza energética e comunidades de energia”
Apresentação Ana Rita Antunes: “Comunidades de energia renovável em Telheiras”
Apresentação Luís Keel Pereira: “Parceria Local de Telheiras”
Apresentação Miguel Macias Sequeira: “Grupo Comunidade de Energia de Telheiras”



















