Viver Telheiras

CER Telheiras já instalou os primeiros painéis solares e anuncia o 2º projeto em sessão na Biblioteca a 29 de Maio

/ Maio 27, 2024

A Comunidade de Energia Renovável de Telheiras (CER Telheiras) é uma iniciativa da Parceria Local de Telheiras e da Junta de Freguesia do Lumiar que procura contribuir para uma energia mais sustentável, justa, barata e democrática.  Com uma abordagem inovadora de produção e partilha local de energia solar, já instalou o seu primeiro sistema fotovoltaico na cobertura do Antigo Lagar da Quinta de São Vicente. O investimento inicial é totalmente coberto pelos membros da CER Telheiras que se tornam donos da sua energia e usufruem de poupanças nas faturas de eletricidade. Este primeiro projeto envolve a JF Lumiar e 16 famílias locais, sendo que 3 famílias têm a sua entrada apoiada pelos restantes membros de forma a contribuir para a mitigação da pobreza energética.

Instalação do sistema fotovoltaico piloto da CER Telheiras.

Instalação do sistema fotovoltaico piloto da CER Telheiras.

Seguindo as aprendizagens do projeto piloto, a CER Telheiras vai lançar já um segundo projeto de produção e partilha de energia solar para que mais famílias, empresas e associações de Telheiras, Lumiar ou arredores se possam juntar! Este segundo sistema fotovoltaico será instalado no Polidesportivo do Alto da Faia, prevendo-se uma potência de 30 kWn, o que permitirá a participação de cerca de 60 novos membros na comunidade de energia.

Planificação do segundo projeto da CER Telheiras.

Planificação do segundo projeto da CER Telheiras.

Este segundo projeto será anunciado numa sessão pública, organizada no âmbito do Festival de Telheiras, no dia 29 de Maio de 2024 às 21h30, no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro. Durante a sessão, que contará com a participação do vogal da Sustentabilidade da Junta de Freguesia do Lumiar, Rodrigo Benitez, os voluntários da equipa de coordenação da CER Telheiras vão apresentar em detalhe a origem da CER Telheiras, o seu funcionamento e o projeto piloto já em curso. Depois será lançado o segundo projeto da CER Telheiras, no Polidesportivo do Alto da Faia, com a explicação dos benefícios para os novos membros e das condições de adesão. Antes da sessão, será inaugurada no mesmo local a exposição fotográfica “Casa quente para toda a gente: Retratando histórias” promovida pela ZERO, seguida de uma apresentação musical pelo CoroART. Também presente estará a Coopérnico com uma banca de divulgação.

sessao CER Telheiras 29-05-2024
/ Maio 27, 2024

Últimas

Projectos Comunitários

  • PSOPortugal_apoio refood apoio BMOR3 Apoio APCL Logo Apoio ETPL Apoio Julgado de Paz Apoio AJEC Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio
  • Esquadra Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio ART_site Apoio JFL CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio UITN logo Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.