
ComunicAlta leva criatividade, comunicação e empreendedorismo à Alta de Lisboa, este sábado
A Alta de Lisboa, nossa “vizinha” de Freguesia, recebe a primeira Feira dedicada à Criatividade, Comunicação e Empreendedorismo – ComunicAlta. No dia 19 de Março, um quarteirão da Rua José Cardoso Pires será fechado ao trânsito e aberto aos artistas, artesãos e diversas entidades que actuam no território para mostrarem a criatividade emergente da comunidade. Um evento da Alta para toda a Freguesia e toda a cidade!
Sendo um bairro multi-cultural, os comes e bebes ocuparão um espaço importante da feira, revelando-nos uma street-food atrativa para todos os visitantes experimentarem a gastronomia tradicional de Moçambique, Angola, Cabo-Verde, Venezuela e Índia.
Para animar a feira, para além de um insuflável, serão dinamizados ao longo de todo o dia diversos ateliers criativos para as famílias no Espaço Multimédia, como a oficina “Pinta a tua T-shirt” (com recurso a computadores e mesas digitalizadoras) e o “Atelier Criativo A PAR para Famílias”. Poderá ainda aproveitar para fazer uma revisão à sua bicicleta: a feira terá uma cicloficina dinamizada pela associação Cicloda.
No palco Espaço Mundo, o cartaz contempla um programa de projetos musicais e dança, que nasceram no território da Alta, sobretudo no seio das associações. Na área da dança, poderemos assistir a demonstrações de Capoeira e Hip-Hop. Não irão faltar certamente os aromas da nova música urbana feita por jovens DJ´s do bairro, como o fenómeno Deejay Rifox e da cantora Vandex, que recentemente entraram nas principais playlists das rádios nacionais com o tema “Cinderela”.
A ComunicAlta surge no âmbito do projeto LXCODE, financiado pelo programa Bip-Zip da Câmara Municipal de Lisboa, promovido pela Associação Espaço Mundo e Associação Sempre Ligados, em parceria com a Associação CLIPrd. O projeto tem como objetivo promover as competências e oportunidades digitais para a empregabilidade.
Esta é também uma oportunidade para dar visibilidade às entidades que desenvolvem diariamente o seu trabalho na Alta de Lisboa e que estão envolvidas na organização da Feira, juntamente com as promotoras: a Associação de Moradores do Per 11, o Centro Social da Musgueira, a ALCC – Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, a ARAL – Associação de Residentes do Alto do Lumiar com o suporte do Corpo Europeu de Solidariedade e da Associação A Par.
A ComunicAlta conta ainda com o apoio das Juntas de Freguesia do Lumiar e de Santa Clara e da Câmara Municipal de Lisboa, que estendem o convite a toda a cidade para se cruzar nesta rua: como feirante ou público. Houve ainda o envolvimento da entidades do nosso bairro no apoio à conceção e implementação da iniciativa.
É mesmo aqui ao lado! Participe, experiencie a pulsação desta comunidade e conheça o que a Alta tem de melhor.
Texto: ComunicAlta (adaptado)