
Movimento lança petição pela ligação do Metro Telheiras – Carnide
Um grupo de cidadãos, o Movimento Metro Telheiras Carnide (MMTC), lançou uma petição pública que pretende a ligação entre as estações de metro de Telheiras e de Carnide.
Segundo o Movimento, que refere na petição que “a expansão da rede do Metropolitano de Lisboa (ML) deve ser centrada em servir os interesses das populações da cidade de Lisboa e da sua Área Metropolitana”, esta ligação “encontra-se prevista quer no Plano Director Municipal da Câmara Municipal de Lisboa quer no Plano de Expansão da Rede do ML”.
Na óptica do MMTC, a implementação deste troço permitiria servir zonas de “elevada densidade populacional”, como “Telheiras, Parque dos Príncipes, Quinta dos Inglesinhos, Horta Nova e Bairro Padre Cruz”, que “continuam a gozar de uma oferta de transportes públicos manifestamente insuficiente e deficiente”. A obra serviria também para permitir a futura acessibilidade à nova Feira Popular, bem como “promover uma ligação muito mais fácil e muito mais rápida entre os dois únicos Parques de Material e Oficinas do ML”.
Para além de pretender o estabelecimento desta ligação, a petição exige também a suspensão do projecto da linha circular que, considera o MMTC, “segundo um cada vez maior número de técnicos, é um opção incorrecta, por não corresponder às necessidades de mobilidade mais prementes da população residente e trabalhadora na cidade e por condicionar mesmo o desenvolvimento futuro da rede do ML”.
A petição pode ser lida na sua totalidade e assinada AQUI.
