
Viver Telheiras é notícia na Transition Network
A criação da Associação Viver Telheiras e o financiamento obtido através do Programa Cidadania Ativa/EEA Grants foram notícia na newsletter da Transition Network. Podem ler o artigo no Round-Up de Março, juntamente com outras notícias de Iniciativas de Transição de todo o mundo.
A Transition Network foi criada em Inglaterra no final de 2006, com a missão de “inspirar, encorajar, conectar, e apoiar as comunidades na adaptação do modelo de iniciativas de transição, originando oficialmente o movimento de transição e materializando a vontade de união e partilha entre as diversas iniciativas entretanto criadas”. Tendo como base o duplo desafio do pico do petróleo e das alterações climáticas, o movimento de transição propõe um modelo em que cada comunidade local deverá criar respostas adaptadas às necessidades e vontades locais, contribuindo para uma sociedade organizada de forma mais justa, humana, sustentável e em equilíbrio com a natureza.
Neste momento existem mais de 1100 iniciativas espalhadas por 43 países, com projectos na área da alimentação, economia, consumo consciente, energia, habitação, relações humanas, entre outros.
Como projecto que nasceu a partir da Iniciativa de Transição em Telheiras, a Associação Viver Telheiras pertence à plataforma Transição em Portugal, que reúne dezenas de Iniciativas de Transição do país inteiro.