Viver Telheiras

Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental

/ Julho 15, 2019

A Parceria Local de Telheiras iniciou as actividades do seu novo Centro de Partilha de Recursos no final de Junho, ao abrigo das iniciativas “Telheiras Sustentável”, tal como tinha sido anunciado na sessão “Vamos (continuar a) diminuir a pegada ecológica de Telheiras?”, no 10º Festival de Telheiras.

Partindo da pergunta “Quantas vezes usa o seu berbequim por ano?“, este projecto pretende disponibilizar às associações locais e aos residentes do bairro um conjunto de utensílios e aparelhos que só utilizamos esporadicamente. Pretende-se assim rentabilizar a utilização deste tipo de objectos, numa perspectiva de economia da partilha, redução do consumo individual e fortalecimento de laços comunitários.

No Centro de Partilha de Recursos estarão disponíveis diversos bens, desde o berbequim e outras ferramentas, a videoprojectores, máquinas de costura, um kit completo para festas com copos reutilizáveis, talheres, travessas e pratos de comida, entre outros. Estarão também disponíveis alguns recursos dedicados mais especificamente ao ambiente e sustentabilidade, como um kit de eficiência energética em casa (composto por tomadas inteligentes, câmara termográfica e redutores de caudal), vermicompostores e atrelados para bicicletas.

Neste momento o projecto encontra-se numa fase experimental em que os materiais estão disponíveis apenas para as entidades da Parceria Local. A abertura à população prevê-se para o início do novo ano lectivo, altura em que todas as informações serão disponibilizadas na plataforma Viver Telheiras.

O Centro de Partilha de Recursos surgiu na sequência da participação da Parceria Local como projecto-piloto do programa internacional Municípios em Transição, que permitiu identificar esta iniciativa como um potencial motor da promoção da sustentabilidade no nosso bairro.

/ Julho 15, 2019

Últimas

  • Maio 22, 2020
    A minha horta em telheiras

    Quer ajudar a promover a sustentabilidade no nosso bairro? Junte-se a nós!

    Utilizando o sistema “Municípios em Transição”, a Parceria Local de Telheiras vai olhar para a sustentabilidade do nosso bairro de uma forma abrangente, considerando as suas vertentes ambiental, social e económica, e procura telheirenses interessados em participar a esta acção.

  • Abril 6, 2020
    FT_cancelado

    11º Festival de Telheiras cancelado

    O Festival regressará quando estiverem reunidas as condições necessárias, esperando nessa altura contribuir para a dinamização social, cultural e económica do nosso bairro.

  • Março 24, 2020
    Covid-19 Recolha resíduos capa

    Alteração à Recolha de Resíduos

    A recolha selectiva porta-a-porta é suspensa, passando apenas a ser recolhidos resíduos indiferenciados 3 vezes por semana. Nas Freguesias do Lumiar e de Carnide, os dias de recolha são 3.ª, 5.ª e Sábado.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio refood apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio ETPL Apoio PSOPortugal_apoio JFL AJEC Apoio APCL Logo Apoio
  • Julgado de Paz Apoio BMOR3 Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Esquadra Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio UITN logo Apoio ART_site Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.