Viver Telheiras

Vote nas árvores que quer ver na Praceta José Conde!

/ Outubro 26, 2015

A Parceria Local de Telheiras está a promover uma votação pública para escolha de duas árvores a plantar no canteiro central da Praceta Prof. José Conde. O objectivo é compensar o “vazio” deixado pelas palmeiras doentes removidas da Praceta há quase um ano.

Face à “dimensão do canteiro e tendo em conta que já possui uma árvore grande”, as propostas em votação contemplam a plantação de apenas duas novas árvores, “garantindo-se assim espaço suficiente para o bom crescimento das plantas”.

A selecção do tipo de árvore e respectiva localização teve em consideração critérios como o porte, as necessidade de sombra e luminosidade na Praceta ao longo do ano, a velocidade de crescimento das plantas e a adaptação às condições bioclimáticas do local.

Pode consultar os seis conjuntos propostos e todas as informações neste documento.

Mapa plantação árvores Praceta José Conde

Se quiser saber mais sobre as propostas a votação, participe numa das breves sessões de esclarecimento que terão lugar no Centro Comunitário, na próxima quarta-feira (28), às 11:00, e na próxima sexta-feira (30) às 21:00.

A data de plantação das árvores está dependente da remoção dos troncos que ficaram depois do abate das palmeiras doentes.

Todos são chamados a participar na votação! Pode votar preenchendo o formulário abaixo ou, se preferir, pode imprimir o boletim de voto deste documento e deixá-lo na recepção ou na caixa de correio do Centro Comunitário até ao dia 1 de Novembro. Faça-se ouvir!

/ Outubro 26, 2015
  • José Vilhena

    Deve-se evitar a plantação junto a áreas urbanas de pinheiro manso devido a ataques da lagarta do pinheiro. Esta lagarta é especialmente nefasta em cães, causando-lhes alergia e até a morte.
    Um ninho dessas lagartas ja foi removido em telheiras na zona da rua Poeta Bocage.

  • Margarida

    Em primeiro lugar gostaria muito de louvar esta iniciativa. A possibilidade de envolvimento de todos nós nas escolhas do que acontece no nosso bairro é uma forma de nos sentirmos mais responsáveis pelo nosso bairro e, neste caso, pelos espaços verdes.
    Sem prejuízo de já ter feito a votação e percebendo a generosidade da intenção de plantar novas árvores que irão contribuir para a amenidade da praça, deixo a sugestão de poderem ser aproveitados os troncos das palmeiras transformando-os em canteiros escavados no tronco

  • alice tolda

    Voto no conjunto 6 Pimenteira + Medronheiro as duas de folha persistente para diminuir encargos na limpeza do jardim . Considero que o Pinheiro não será apropriado para jardim devido às larvas do pinheiro que provocam alergias .

  • Pedro V

    Votámos no conjunto Pimenteira + Medronheiro, pela beleza intrínseca das árvores e pela maior celeridade do crescimento (da primeira). Admitiríamos tranquilamente escolher outras opções, mas subscrevemos os receios quanto às pragas do pinheiro – para praga já chegou a que levou as palmeiras….
    Em todo o caso, o que fica é a iniciativa e o que ela significa, em termos de cidadania e de participação – leia-se partilha de responsabilidades na decisão.
    Muito bem!

Últimas

  • Fevereiro 17, 2019
    Festival

    Prazo para entrega de propostas de cartaz do Festival alargado

    No sentido de aumentar a participação dos telheirenses e considerando alguns pedidos que chegaram à organização do Festival, o prazo para entrega de propostas de cartaz foi alargado até dia 24 de Fevereiro.

  • Fevereiro 15, 2019
    Participe num mundo em Transição sem sair de Telheiras 3

    “Participe num mundo em Transição” sem sair de Telheiras

    Será uma oportunidade única de descobrir novas formas de transformar o nosso mundo e conhecer estratégias, pessoas e projectos inspiradores que já estão a fazer a diferença nas suas comunidades e a tornar a sociedade mais sustentável, equitativa e assente em relações humanas de confiança, proximidade e entreajuda.

  • Fevereiro 14, 2019
    Telheiras_bairro pioneiro na sustentabilidade

    Telheiras: bairro pioneiro na sustentabilidade

    A Parceria Local de Telheiras, rede que agrega diversas associações no bairro, dinamiza o projecto-piloto do programa Municipalities in Transition, que pretende estudar e implementar abordagens de ligação do poder local à sociedade civil na promoção da sustentabilidade.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
  • APCL Logo Apoio JFL refood apoio Esquadra Apoio Julgado de Paz Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio UITN logo Apoio AJEC Apoio
  • ETPL Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio ART_site Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.