Viver Telheiras

Vote nas árvores que quer ver na Praceta José Conde!

/ Outubro 26, 2015

A Parceria Local de Telheiras está a promover uma votação pública para escolha de duas árvores a plantar no canteiro central da Praceta Prof. José Conde. O objectivo é compensar o “vazio” deixado pelas palmeiras doentes removidas da Praceta há quase um ano.

Face à “dimensão do canteiro e tendo em conta que já possui uma árvore grande”, as propostas em votação contemplam a plantação de apenas duas novas árvores, “garantindo-se assim espaço suficiente para o bom crescimento das plantas”.

A selecção do tipo de árvore e respectiva localização teve em consideração critérios como o porte, as necessidade de sombra e luminosidade na Praceta ao longo do ano, a velocidade de crescimento das plantas e a adaptação às condições bioclimáticas do local.

Pode consultar os seis conjuntos propostos e todas as informações neste documento.

Mapa plantação árvores Praceta José Conde

Se quiser saber mais sobre as propostas a votação, participe numa das breves sessões de esclarecimento que terão lugar no Centro Comunitário, na próxima quarta-feira (28), às 11:00, e na próxima sexta-feira (30) às 21:00.

A data de plantação das árvores está dependente da remoção dos troncos que ficaram depois do abate das palmeiras doentes.

Todos são chamados a participar na votação! Pode votar preenchendo o formulário abaixo ou, se preferir, pode imprimir o boletim de voto deste documento e deixá-lo na recepção ou na caixa de correio do Centro Comunitário até ao dia 1 de Novembro. Faça-se ouvir!

/ Outubro 26, 2015
  • José Vilhena

    Deve-se evitar a plantação junto a áreas urbanas de pinheiro manso devido a ataques da lagarta do pinheiro. Esta lagarta é especialmente nefasta em cães, causando-lhes alergia e até a morte.
    Um ninho dessas lagartas ja foi removido em telheiras na zona da rua Poeta Bocage.

  • Margarida

    Em primeiro lugar gostaria muito de louvar esta iniciativa. A possibilidade de envolvimento de todos nós nas escolhas do que acontece no nosso bairro é uma forma de nos sentirmos mais responsáveis pelo nosso bairro e, neste caso, pelos espaços verdes.
    Sem prejuízo de já ter feito a votação e percebendo a generosidade da intenção de plantar novas árvores que irão contribuir para a amenidade da praça, deixo a sugestão de poderem ser aproveitados os troncos das palmeiras transformando-os em canteiros escavados no tronco

  • alice tolda

    Voto no conjunto 6 Pimenteira + Medronheiro as duas de folha persistente para diminuir encargos na limpeza do jardim . Considero que o Pinheiro não será apropriado para jardim devido às larvas do pinheiro que provocam alergias .

  • Pedro V

    Votámos no conjunto Pimenteira + Medronheiro, pela beleza intrínseca das árvores e pela maior celeridade do crescimento (da primeira). Admitiríamos tranquilamente escolher outras opções, mas subscrevemos os receios quanto às pragas do pinheiro – para praga já chegou a que levou as palmeiras….
    Em todo o caso, o que fica é a iniciativa e o que ela significa, em termos de cidadania e de participação – leia-se partilha de responsabilidades na decisão.
    Muito bem!

Últimas

  • Agosto 1, 2019
    Árvore jardim capa site

    Boas férias e até Setembro!

    Agosto é tempo de sol e calor, descanso, tranquilidade e férias. No Viver Telheiras é também altura de parar, conhecer outras paragens fora do nosso bairro e ganhar energias renovadas.

  • Julho 15, 2019
    Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental capa

    Parceria Local lança Centro de Partilha de Recursos em fase experimental

    Este projecto pretende disponibilizar às associações locais e aos residentes do bairro utensílios e aparelhos que só utilizamos esporadicamente, como ferramentas, máquinas de costura e kits para festas, entre outros. A abertura à população prevê-se para o início do novo ano lectivo.

  • Julho 8, 2019
    Costure pelo ambiente com o Centro Comunitário! capa

    Costure pelo ambiente com o Centro Comunitário!

    Estas actividades inserem-se no projecto Eco-Costura, promovido Junta de Freguesia do Lumiar com vários parceiros e no qual serão costurados 3.000 sacos-lancheira para os alunos das escolas da Freguesia.

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • ART_site Apoio Esquadra Apoio UITN logo Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Julgado de Paz Apoio ETPL Apoio JFL AJEC Apoio
  • APCL Logo Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio refood apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio BMOR3 Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.