Viver Telheiras

Comunidade de Energia Renovável de Telheiras angaria primeiros membros e entra em processo de licenciamento

/ Agosto 2, 2023

Os últimos meses têm sido frutíferos para a Comunidade de Energia Renovável de Telheiras (CER Telheiras) – um projeto inovador promovido pela Parceria Local de Telheiras e pela Junta de Freguesia do Lumiar que pretende contribuir para uma energia mais sustentável, justa, barata e democrática!

Sessões públicas, inscrições de membros, começo do licenciamento, encontros, reuniões e eventos, muitas são as novidades a partilhar com a comunidade de Telheiras e Lumiar! No âmbito do apoio técnico do European Union Energy Poverty Advisory Hub (EPAH), que decorreu entre outubro de 2022 e julho de 2023, este projeto tem também como parceiros a Coopérnico e o CENSE FCT-NOVA.

Em maio, tiveram lugar duas sessões públicas sobre o projeto (dia 8 presencial no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro com transmissão online e dia 10 apenas online) com a participação de todos os parceiros. Mais de 100 pessoas marcaram presença nestas sessões onde foi apresentado em detalhe o projeto piloto com 16 painéis solares fotovoltaicos a ser instalado no Antigo Lagar da Quinta de São Vicente, bem como as condições de adesão e de partilha de energia para os futuros membros.

A abertura da sessão foi realizada pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar Dr. Ricardo Mexia, que reforçou o compromisso com o projeto, destacando os seus benefícios ambientais e sociais, incluindo a promoção de energias renováveis e a mitigação da pobreza energética. De seguida, Luís Keel Pereira fez uma breve contextualização dos trabalhos na área de sustentabilidade da Parceria Local de Telheiras, referindo a origem da CER Telheiras como ideia proposta pela comunidade. Em representação do EPAH e do CENSE FCT-NOVA (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa), Dr. João Pedro Gouveia descreveu as múltiplas tarefas de apoio técnico do EPAH que contribuíram para a planificação da CER Telheiras. A cargo de Luís Cachinho, colaborador da Coopérnico, ficou a descrição técnica do sistema solar fotovoltaico a ser instalado no Antigo Lagar da Quinta de São Vicente. Miguel Macias Sequeira, do Grupo de Trabalho da CER Telheiras, descreveu em detalhe o modelo de financiamento e operação do projeto piloto e o seu regulamento interno e apresentou o formulário de inscrição. Por fim, seguiu-se um momento de perguntas e respostas muito participado que demonstrou o grande interesse existente na implementação deste projeto.

Apresentação Luís Keel Pereira – aqui
Apresentação João Pedro Gouveia – aqui
Apresentação Luís Cachinho – aqui
Apresentação Miguel Macias Sequeira – aqui

Sessão pública no dia 8 de maio de 2023 no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro.

Sessão pública no dia 8 de maio de 2023 no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro.

Conforme apresentado nas sessões públicas e amplamente disseminado, o formulário de inscrição na CER Telheiras esteve aberto desde dia 12 de maio às 17h00 até dia 19 de maio. O critério de seleção dos participantes tinha sido previamente estabelecido como a ordem de chegada. A angariação de participantes para o projeto piloto da CER Telheiras foi um sucesso, com as 13 vagas disponíveis a serem preenchidas em 13 minutos! Quem não conseguiu vaga e quem não se inscreveu poderá ter nova oportunidade em futuros projetos da CER Telheiras, a serem atempadamente anunciados.

No seguimento das inscrições, foi promovido um encontro informal entre membros e parceiros da CER Telheiras durante o Festival de Telheiras 2023! Tratou-se de um momento de convívio entre participantes e de reforço dos laços comunitários que são a pedra angular do projeto, promovendo a participação ativa e a inclusão social para além da produção e partilha local de energia renovável.

Encontro informal entre membros e parceiros da CER Telheiras durante o Festival de Telheiras 2023 no dia 3 de junho.

Encontro informal entre membros e parceiros da CER Telheiras durante o Festival de Telheiras 2023 no dia 3 de junho.

A informação fornecida pelos participantes durante as inscrições foi analisada e tratada cuidadosamente pelos parceiros do projeto com o objetivo de preparar toda a documentação necessária para desencadear o processo formal de licenciamento por parte da Associação Viver Telheiras. O pedido de licenciamento foi submetido por e-mail à Direção-Geral de Energia e Geologia no dia 21 de junho! Infelizmente este tem sido um procedimento demorado pelo que poderá levar alguns meses até ser emitida uma licença para a implementação da CER Telheiras.

Enquanto se aguarda por resposta ao pedido de licenciamento, o grupo de trabalho da CER Telheiras da Parceria Local de Telheiras, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia do Lumiar, continua a avançar com várias tarefas e a preparar os próximos passos do projeto! O caráter inovador da CER Telheiras tem também gerado interesse nos meios de comunicação nacionais, incluindo em artigos publicados recentemente pelo Jornal Expresso e pela revista técnica Edifícios e Energia e numa entrevista em formato vídeo publicada no youtube pela revista digital Welectric.

Reunião interna do grupo de trabalho da CER Telheiras no dia 28 de junho Reunião entre Junta de Freguesia do Lumiar, Parceria Local de Telheiras e Coopérnico no dia 31 de julho (baixo)

Reunião interna do grupo de trabalho da CER Telheiras no dia 28 de junho (cima) e reunião entre Junta de Freguesia do Lumiar, Parceria Local de Telheiras e Coopérnico no dia 31 de julho (baixo)

Se quiser saber mais sobre a CER Telheiras, consulte a página www.vivertelheiras.pt/certelheiras ou envie um e-mail para geral@vivertelheiras.pt

/ Agosto 2, 2023

Últimas

Projectos Comunitários

  • Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio UITN logo Apoio APCL Logo Apoio Esquadra Apoio refood apoio ART_site Apoio
  • BMOR3 Apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio PSOPortugal_apoio AJEC Apoio ETPL Apoio JFL Julgado de Paz Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.