Comunidade de Energia Renovável de Telheiras procura membros para o 2º projecto de produção e partilha de energia solar
A Comunidade de Energia Renovável de Telheiras (CER Telheiras) é um projecto de produção local de energia solar, gerida e partilhada pelos telheirenses e pelos fregueses do Lumiar! Este projecto inovador contribui para uma energia mais sustentável, justa, barata e democrática. O 1º sistema solar fotovoltaico já está instalado, sendo a electricidade gerada usada no próprio edifício da JF Lumiar e por 16 famílias locais. Está em curso a expansão do projecto com a instalação de um sistema solar fotovoltaico no Pavilhão Gimnodesportivo do Alto da Faia e com a abertura da participação a mais famílias, empresas e associações.
Leia tudo sobre o projecto no Guia Informativo da CER Telheiras – 2º projecto.
Inscreva-se como potencial membro da CER Telheiras em (29 de Maio a 25 de Julho):
https://forms.gle/RC7TLNWFEeeMv3pF9
Informações chave sobre o 2º projecto da CER Telheiras (Pavilhão Gimnodesportivo do Alto da Faia):
- O quê? Instalação de painéis solares fotovoltaicos e partilha da electricidade em comunidade de energia renovável.
- Quem promove? Parceria Local de Telheiras e Junta de Freguesia do Lumiar.
- Onde está instalado o projecto piloto? Telhado Sul do Antigo Lagar da Quinta de São Vicente (Rua Professor Francisco Gentil 33) com 14 painéis solares.
- Quem são os membros do projecto piloto? O próprio edifício do Lagar (gerido pela JF Lumiar), 13 famílias locais que se inscreveram e 3 famílias apoiadas socialmente.
- Onde será instalado o 2º projecto? Pavilhão Polidesportivo do Alto da Faia (R. Frederico George, 1600-803 Lisboa)
- Quem se pode inscrever? Moradores, empresas locais e associações num raio de 2 km (prevê-se a abertura de cerca de 50 vagas neste 2º projecto).
- Quem são os outros participantes? O próprio edifício (Pavilhão gerido pela JF Lumiar) e 10 membros sociais (famílias vulneráveis apoiadas pelo projecto) – total de 61 membros.
- Quais os benefícios? Redução das facturas de electricidade, investimento local com retorno positivo, segurança face à instabilidade de preços, produção descentralizada de energia renovável, redução da pegada carbónica, apoio social a famílias vulneráveis, participação activa e capacitação da comunidade.
- Quanto é o investimento inicial? Várias opções de acordo com a preferência de cada membro: 1) 145 euros (para usufruir de cerca de 285 kWh/ano), 2) 290 euros (para usufruir de cerca de 570 kWh/ano), e 3) 435 euros (para usufruir de cerca de 855 kWh/ano)
- Quanto se paga por ano? Quota anual para manutenção, seguro e tarifas (dependente do valor das tarifas, que tem variado nos últimos anos) estimada em: 1) 12,5 euros por ano, 2) 25 euros ano, e 3) 37,5 €/ano
- Quanto se poupa ao ano na factura de electricidade? Depende da opção seleccionada por cada membro (considerando a tarifa regulada de 0,16 €/kWh e o IVA): 1) cerca de 50 euros por ano, 2) cerca de 100 euros por ano, e 3) cerca de 150 euros por ano.
- E o retorno do investimento? Estimado em 4 anos, com base nos pressupostos anteriores.
- Quanto tempo dura o projecto? Pelo menos 25 anos (vida útil do sistema fotovoltaico).
- Como é gerido o projecto? Através do regulamento interno da CER Telheiras, sendo que cada participante tem direito a um voto na tomada de decisão em assembleia geral. Com este 2º projecto, a CER Telheiras passará ter dois pontos de produção e um número mais alargado de membros!
Qualquer questão contacte: geral@vivertelheiras.pt