Fontes de Telheiras vão ganhar vida nova
As fontes da Praça Central e dos jardins Sousa Franco e Caldeira Cabral vão sofrer obras de requalificação, segundo informações da Junta de Freguesia do Lumiar (JFL).
O desenho do projecto, a cargo da Câmara Municipal de Lisboa (CML), deverá estar terminado no final deste mês, podendo de seguida iniciar-se a intervenção neste três locais, que em conjunto formam um dos principais “corredores” verdes e pedonais do nosso bairro.
As fontes encontram-se sem funcionar há vários anos, por várias razões, entre as quais as avarias nos sistemas hidráulicos que forçaram a sua paragem e levaram à vandalização das estruturas.
Esta intervenção permitirá também resolver situações de desperdício de água decorrentes do desenho inicial dos sistemas hidráulicos e permitir um reaproveitamento de águas sem ser necessário recorrer ao abastecimento público.
Após as obras, a gestão ficará a cargo da JFL, por delegação de competências da CML. Na Praça Central, esta será mais uma situação resolvida ao abrigo do protocolo entra a JFL e a administração do condomínio, que permitiu também resolver o diferendo que se arrastava há vários anos e que causou durante esse tempo a falta de manutenção de parte do jardim.