Viver Telheiras

Telheiras vence Orçamento Participativo de Lisboa!

/ Julho 5, 2021

Boas notícias: o nosso bairro vai ganhar em breve um novo projecto! O ReCoopera: espaço comunitário para aprender, reparar, partilhar e doar foi uma das candidaturas vencedoras do Orçamento Participativo de Lisboa, tendo sido o 10º projecto mais votado, dos 23 vencedores (entre 69 projectos em votação). Um resultado que só foi possível com o grande envolvimento dos telheirenses na votação!

Os resultados completos desta edição do OP podem ser consultados AQUI. Para ver os resultados apenas da edição deste ano é necessário utilizar o filtro de pesquisa “Orçamento Participativo” e escolher a opção “OP 2021″.

O ReCoopera pretende criar em Telheiras um espaço de partilha de saberes teóricos e práticos, vibrante, aberto a toda a cidade, onde em comunidade poderemos promover um estilo de vida mais sustentável através da reparação e reutilização.

A actividade central será a realização de um encontro mensal onde será possível aprender a reparar e reutilizar produtos em áreas como eletrodomésticos, informática/eletrónica, costura e bicicletas, entre outras, recorrendo a conhecimentos da própria população sempre que possível. Haverá também um espaço de aconselhamento e apoio sobre poupança energética e energias renováveis.

Paralelamente a esta iniciativa, decorrerão actividades como workshops e palestras relacionados com sustentabilidade e momentos culturais. Para conhecer melhor este projecto, poderá consultar o documento de apresentação do ReCoopera.

A criação desta proposta ao Orçamento Participativo surgiu no âmbito da iniciativa “Ideias em Rede”, promovida pela Parceria Local de Telheiras, e no qual se juntou um grupo de telheirenses interessados nestas temáticas ambientais e que partilharam a vontade de ver nascer este espaço de encontro e aprendizagem comum.

Os proponentes aguardam agora os próximos passos por parte da Câmara Municipal, para se dar início à implementação do projecto, que deverá ter lugar nos próximos meses.

Para além do ReCoopera, houve também outra candidatura vencedora do OP localizada no nosso bairro. A proposta Criação de espaço ajardinado com quiosque em zona baldia da Rua Padre Américo vai trazer uma nova zona de lazer em espaço público, com zona ajardinada, bancos de jardim e um quiosque, junto à Praça S. Francisco de Assis.

/ Julho 5, 2021

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • JFL Centro Comunitário de Telheiras Apoio ART_site Apoio BMOR3 Apoio UITN logo Apoio Esquadra Apoio APCL Logo Apoio ETPL Apoio
  • refood apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Julgado de Paz Apoio PSOPortugal_apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio AJEC Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.