Viver Telheiras

“Telheiras Biodiversa” pretende “alojar” pássaros, polinizadores e morcegos do bairro

/ Julho 6, 2021

Os pássaros, insectos polinizadores e morcegos de Telheiras terão em breve novas casas no bairro, graças ao projecto “Telheiras Biodiversa“. Com os objectivos de promover a biodiversidade em ambiente urbano, sensibilizar a população para a importância da natureza na cidade e criar e fortalecer as relações entre os telheirenses, esta iniciativa irá colocar abrigos para estes animais em vários pontos do bairro.

Os abrigos serão construídos em workshops que terão lugar em dois momentos distintos. O primeiro realiza-se já no próximo dia 24 de Julho e terá como objectivo a construção de caixas-ninho para pássaros. A sessão será gratuita e aberta a toda a população, com um foco especial nas famílias do bairro. As inscrições abrirão nas próxima semana. Mantenham-se atentos!

Em Outubro serão promovidos workshops para construção de abrigos para polinizadores e morcegos. Esta actividade incluirá sessões com grupos específicos da comunidade, como turmas de escolas, os Escuteiros e o Centro Comunitário, e uma sessão aberta à população em geral.

Todos os workshops terão uma introdução teórica sobre a importância da biodiversidade em meio urbano e uma componente prática de construção dos abrigos. As sessões serão dinamizadas pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – SPEA, principal parceira da Parceria Local de Telheiras no projecto “Telheiras Biodiversa”.

Após os workshops os abrigos serão colocados num pouco por todo o bairro, com placas informativas que darão a conhecer o projecto, e será criado um percurso que passará por todos os locais. No site Viver Telheiras estará disponível informação sobre a iniciativa, incluindo um mapa do percurso, material sobre biodiversidade e formas de envolvimento dos telheirenses ao longo do tempo.

O projecto surgiu no âmbito da iniciativa “Ideias em Rede”, promovida pela Parceria Local, e no qual se juntou um grupo de telheirenses interessados nestas temáticas ambientais e que partilharam a vontade de viver num bairro em que a natureza está cada vez mais presente e faz parte da comunidade.

SPEA fb
/ Julho 6, 2021

Últimas

Projectos Comunitários

Newsletter banner
GEPE-banner
BN_NWLT_LX•CONNECT
  • Julgado de Paz Apoio UITN logo Apoio Associação de Pais da Escola Básica e Jardim de Infância de Telheiras Apoio refood apoio Centro Comunitário de Telheiras Apoio ETPL Apoio APCL Logo Apoio JFL
  • BMOR3 Apoio AJEC Apoio PSOPortugal_apoio ART_site Apoio Voluntários de Protecção Civil de Telheiras_apoio Esquadra Apoio CNE 683 Escuteiros 2 Apoio
loading website

Aguarde um momento porfavor.